17/08/2009

Dois tipos de patchcolagem


Eu chamo de Patchcolagem, mas tem gente chique como a minha amiga Sabrith que chama de Apliqué.
Enfim, o que me motivou a fazer esta patchcolagem de hoje foi a Vivia que outro dia me perguntou qual a diferença entre usar papel termocolante ou termolina.
O tutorial da patchocolagem eu já postei aqui.
A diferença da termolina é que o tecido fica molinho no centro porque no termocolante o tecido fica parecendo que está engomado e daí as vezes dificulta um pouco na hora de casear.
Mas o que facilita no termocolante é que ele fixa o desenho no tecido e ao mesmo tempo impede que o tecido desfie.
No caso da termolina ela não fixa o desenho no tecido, eu prendo o desenho com alfinete, depois faço todo o caseado, retiro os alfinetes e com um pincel eu vou passando termolina só no contorno do desenho para impedir que o tecido desfie.
Daí lá fui eu testar os dois jeitos pra ver a diferença.
Bom, pela foto não dá pra perceber nada, os corações eu fiz com termocolante e a flor eu fiz com termolina. Perceberam? Não, né.
A olho nu (rs) não tem diferença nenhuma, mas ao pegar na mão dá pra perceber a diferença porque os corações estão mais durinhos parecendo engomados e a flor está durinha só no contorno e no meio dela é a textura do tecido mesmo.
Alguém aí já fez dos dois jeitos? Qual você prefere?

Atualizado em 22/08/2010: Kelly, tentei acessar o seu perfil mas você não deixou ele disponível para uma resposta. E também nenhum email de contato....Enfim, se você usou cola não precisa de termolina porque a cola já fixa o desenho no tecido e ao mesmo tempo impede ele de desfiar, por isso que o seu trabalho ficou duro demais doendo os dedos.
Da próxima vez faça somente uma opção, ou só a termolina ou só a cola, NUNCA os dois juntos.


8 comentários:

Sabrith disse...

Muito legal a aula...
mas não sou nada chik não viu
é que o apliqué a gente não usa nem um nem outro hahahahaha
é so linha mesmo kkkkkkkkk
mas gostei dessa termolina
vou experimentar
Bjokas:D

Sabrith disse...

Aninhaaaaaaaa
to quarta em sampa...
aaaaaaaaaaa nem vai dar pra gente se ver?
almoçar juntas, quem sabe?

Elen disse...

Eu só usei a termolina, pois nessa meleca de cidade não encontrei o papel... coisa de interior..

abraços cheirosos

Naty Ricarte disse...

Aninha minha flor!

Aqui n minh cidade não tem termocolante, então uso entretela(com cola de um lado apenas) e cola para tecido. Fica muito bom.
Vou aproveitar a sua ideia da termolina para não desfiar o tecido. ADOREI!

Bjinhosss

Vivia disse...

uhu
vac...vc é espetacular!!!
ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ainda vou por em prtica essas diquinhas....nossa....vai ser dedicada a vc
migaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
amei
obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Fernanda disse...

Ahhh eu já tinha visto essa dica que vc deu para Vivia.
Por enqto ainda não fiz com a termolina, mas vou testar aqui fazendo como vc falou, depois te falo o resultado.
Mas uma coisa é certeza, é uma delicia patchcolagem, já viciei kkkkkk

bjssss

Kelly disse...

Eu fiz com a termolina mas fixei com cola no outro tecido, foi um sofrimento meus dedos estao doloridos porq ficou duro demais e dificultou na hora de casear...kakaakak, Mas pra primeira fez ate que ficou legal " a minha patchcolagem".

Aninha Fazendo Arte disse...

Kelly,
Tentei acessar o seu perfil mas você não deixou ele disponível para uma resposta. E também nenhum email de contato....Enfim, se você usou cola não precisa de termolina porque a cola já fixa o desenho no tecido e ao mesmo tempo impede ele de desfiar, por isso que o seu trabalho ficou duro demais doendo os dedos.
Da próxima vez faça somente uma opção, ou só a termolina ou só a cola, NUNCA os dois juntos.
Bjks...Aninha